Chinelo decorado com pintura
Material para fazer a pintura em chinelos:
- Havaiana [Chinelo de borracha]
- Tinta vinílica*
- Solvente para tinta vinílica*
- Lápis grafite B
- Pincel Condor Ref. 475 número 06
- Pincel Condor Ref. 408 número 0
* Foram feitos testes com tinta acrílica, e com uma camada de termolina leitosa para proteger o chinelo, durou bastante. Então se preferir trocar a tinta, ou não encontrar em sua cidade sem problemas! De qualquer forma, pintura sai com o uso do chinelo, por causa do atrito, como as estampas que vêm originalmente neles mesmo.
Veja abaixo o passo a passo dos chinelas havaianas personalizadas:
Imprima o risco a ser pintado na havaiana, e com o lápis cubra totalmente com grafite a parte de trás do desenho, de modo a formar uma espécie de carbono.
Coloque o risco sobre a havaiana, com a grafite virada para baixo, e aplique o risco na havaiana. Pode ser necessário um reforço direto com o lápis no chinelo para que o desenho fique bem marcado.
- Com o pincel Ref. 475 n.06, preencha a área maior do desenho.
- Com o pincel Ref. 408 n.0, complete o desenho pintando os detalhes menores.
Algumas dicas para pintura em chinelos havaianas:
- A borracha não aceita a transferência do risco por carbono… por isso ela deve ser feita como mostrada aqui, ou se preferir, você pode desenhar direto no chinelo!
- Para conseguir desenhar com qualidade, a pintura deve ser feita apenas em chinelos de cores claras.
- Quanto mais tempo demorar a começar a usar o chinelo após a pintura, mais tempo ela dura depois que começa a ser usado, pois adere melhor à borracha.
- Se usar a tinta vinílica não é necessário nenhum verniz ou protetor. Mas se usar tinta acrílica, recomendo o uso de termolina ou verniz impermeabilizante.